quarta-feira, 30 de maio de 2012

Levantados do Chão - Exposição José Saramago


Esta mostra, composta por vários textos e imagens, homenageia o Nobel de Literatura José Saramago e uma das suas grandes obras, Levantados do Chão, editada em 1980.


   

Publicado em 1980 Levantado do Chão, considerado pela crítica como um dos romances fundamentais de José Saramago, é fruto da convivência de alguns meses com os trabalhadores da União Cooperativa de Produção Boa Esperança, quando o escritor se mudou para o Lavre e Montemor-O-Novo. Viajando, ao longo da obra, como narrador, o autor acompanha a vida de dor e sofrimento de três gerações: Domingos Mau-Tempo, o seu filho João e os netos António e Gracinda, casada com António Espada. Eles representam o povo do Alentejo. Um povo que luta contra as forças opressoras (os latifundiários, as forças da ordem e a Igreja). É uma luta obstinada e de muitos sacrifícios, num ambiente de miséria rural. É uma fotografia do movimento anti-fascista no Alentejo.
Levantados do Chão percorre uma zona do Alentejo caracterizada pelo latifúndio, desde o final do século XIX até ao período pós-25 de abril. Sobre este livro, disse Saramago:

 “Um escritor é um homem como os outros: sonha. E o meu sonho foi o de poder dizer deste livro, quando terminasse: ‘Isto é um livro sobre o Alentejo.’ Um livro, um simples romance, gentes, conflitos, alguns amores, muitos sacrifícios e grandes fomes, as vitórias e os desastres, a aprendizagem da transformação, e mortes. É portanto um livro que quis aproximar-se da vida, e essa seria a sua mais merecida explicação.”


«O que mais há na terra é paisagem», diz José Saramago a abrir Levantado do Chão.



Paisagem, gentes e os caminhos que as pessoas, sejam reais sejam literárias, construíram para tornar mais humanas as suas vidas.



Fonte: Fundação José Saramago.



Nenhum comentário:

Postar um comentário