terça-feira, 29 de maio de 2012

Eugène Delacroix - A Liberdade Guiando O Povo - PALETAS

       


Ferdinand Victor Eugène Delacroix (26 de abril de 1798 - 13 Agosto 1863) foi um francês romântico artista considerado desde o início de sua carreira como líder da escola romântico francês. Uso de Delacroix de pinceladas expressivas e seu estudo dos efeitos ópticos de colorir profundamente a obra do impressionista , enquanto sua paixão pelo exótico inspirou os artistas do simbolista movimento. Uma multa litógrafo , Delacroix ilustrado várias obras de William Shakespeare , o escritor escocês Walter Scott eo escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe.
Em contraste com o neoclássico perfeccionismo de seus principais rivais Ingres , Delacroix levou para sua inspiração a arte de Rubens e pintores da veneziana do Renascimento , com ênfase atendente em cor e movimento ao invés de clareza do contorno e forma cuidadosamente modelados.Conteúdo dramático e romântico caracteriza os temas centrais de sua maturidade, e levou-o não para os modelos clássicos da arte grega e romana, mas viajar no Norte da África, em busca do exótico. Amigo e herdeiro espiritual de Théodore Géricault , Delacroix também foi inspirado por Lord Byron, com quem compartilhou uma forte identificação com as "forças do sublime", da natureza em ação muitas vezes violenta. 
No entanto, Delacroix foi dado nem ao sentimentalismo nem pompa, e seu romantismo era a de um individualista. Nas palavras de Baudelaire , "Delacroix era apaixonadamente apaixonado pela paixão, mas friamente determinado a expressar paixão tão claramente quanto possível".

 Liberdade Guiando o Povo

Mais influente obra de Delacroix veio em 1830 com a pintura Liberdade Guiando o Povo , que para a escolha do tema e técnica destaca as diferenças entre a abordagem romântica e do estilo neoclássico. Menos obviamente, também é diferente do romantismo de Géricault e da Jangada da Medusa .
"Delacroix sentiu sua composição mais vividamente como um todo, o pensamento de suas figuras e multidões como tipos, e dominou-los pela figura simbólica da liberdade republicana, que é um dos melhores suas invenções de plástico ..."
Provavelmente o melhor pintura de Delacroix conhecida, é uma imagem inesquecível de parisienses, depois de ter pegado em armas, marchando para a frente sob a bandeira do tricolor que representa a liberdade, igualdade e fraternidade; Delacroix foi inspirado por eventos contemporâneos de invocar a imagem romântica do espírito de liberdade. Os soldados deitados mortos em primeiro plano oferecer contraponto triste com a figura simbólica do sexo feminino, que está iluminado, triunfante, como se estivesse em um holofote.
O governo francês comprou a pintura, mas funcionários considerada sua glorificação da liberdade também inflamatória e removido da vista do público. No entanto, Delacroix ainda recebeu comissões do governo para muitos murais e pinturas do teto. Ele parece ter tentado representar o espírito e o caráter do povo, em vez de glorificar o evento em si, uma revolução contra o rei Carlos X, que fez pouco mais do que trazer um rei diferente, Lois Philippe, ao poder .
Após a Revolução de 1848 que viu o fim do reinado de Louis Philippe, pintura de Delacroix ", A Liberdade Guiando o Povo , foi finalmente colocado em exibição pelo presidente recém-eleito, Luís Napoleão ( Napoleão III ). Hoje, é visível em o Louvre museu.
O menino segurando uma arma em cima da direita é, por vezes, pensado para ser uma inspiração do Gavroche personagem de Victor Hugo's romance de 1862, Les Misérables.



"Delacroix amava tudo, sabia pintar tudo, e sabia apreciar todos os gêneros de talentos. Era o espírito mais aberto a todas as noções e a todas as impressões, o fruidor mais eclético e mais imparcial."
(Charles Baudelaire)



Fonte: Wikipédia e "Escritos sobre arte" - Charles Baudelaire




Nenhum comentário:

Postar um comentário