sábado, 24 de março de 2012

Exposição CHAPLIN E SUA IMAGEM

O Centro Municipal Hélio Oiticica apresenta ao público carioca um dos grandes nomes da história do Cinema: Charles Chaplin, também conhecido como o Carlitos. Diretamente das telas do cinema para o museu, a exposição reune grandes momentos do ator, diretor e escritor. A exposição é dividida em quatro grandes temas: ‘A criação de Carlitos’, ‘Chaplin como cineasta’, ‘Da fama ao exílio’, e ‘Fala Chaplin, morre Carlitos’, apresentando a trajetória do mais famoso personagem do ator, passando pelo perfeccionismo de Chaplin como diretor até sua reclusão no fim da vida.

 
 
"Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade
Que de máquinas.
Mais de bondade e ternura
Que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e
Tudo se perderá."
 
Charles Chaplin





Viabilizada pelo acesso especial aos arquivos da família Chaplin, esta exposição propõe-se a estabelecer uma relação entre a história de um ator-diretor de gênio e formação do mito a que sua criação deu origem. Nascido em 1889 em uma família londrina dedicada ao Show Business e atuando no palco praticamente desde quando aprendeu a andar, Charles Spencer Chaplin, que morreu na Suíça em 1977, personifica duas figuras indissociáveis: Charles Chaplin, o cineasta e ator de sucesso, e o mítico e universal Carlitos.

Os arquivos dos estúdios Chaplin, preservados pela família Chaplin, atribuem uma nova amplitude e profundidade à nossa visão sobre o artista e sua criação. A riqueza e diversidade do material por eles apresentadas - trechos de filmes, fotografias, obras de artista vanguardistas dos anos 20 e 30 - testemunham o quão minuncioso e ciente do uso da presença cênica foi este homem, que muito cedo encontrou o sucesso, bem como seu prodigioso Dom para originar e vivificar imagens, inclusive a sua própria. 


O acervo apresentado pela exposição compreende mais de 200 fotos (Stills) de produção e fotografias feitas no estúdio de filmagens, muitas delas inéditas. 


No intuito de estabelecer um diálogo real entre imagens fixas e em movimento, quinze telas e oito projeções exibem seleções da obra de Chaplin na forma de trechos e montagens, em contraposição aos temas suscitados pelas fotografias. 

Vale a pena conferir a exposição! A entrada é franca e a classificação livre.





Exposição  ”Chaplin e sua imagem”
Centro Cultural Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68 – Centro
Tel. 2232-4213 | 2232-2213
De 07 de março a 29 de abril
De terça a sexta, das 11h às 18h | Sábado, Domingo e Feriados, das 11h às 17h







Fontes: Folder da exposição Charles Chaplin e sua imagem - Curadoria Sam Stourdzé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário